A polícia alemã informou esta segunda-feira que deteve o sírio suspeito de preparar um ataque à bomba, após uma operação de caça ao homem que durou quase dois dias.

“Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo [Jaber] Albakr foi detido durante a noite em Leipzig”, disse a polícia através da rede social Twitter, acerca do suspeito de 22 anos.

Segundo o jornal alemão Der Spiegel, o jovem sírio era refugiado e chegou à Alemanha no dia 18 de fevereiro, numa vaga de refugiados, tendo duas semanas depois solicitado formalmente asilo com um passaporte sírio, pedido que foi concedido em meados de junho.

De acordo com a imprensa local, Albakr é suspeito de estar a planear um atentado bombista, o que obrigou as autoridades a realizar, no sábado, uma mega operação policial em Chemnitz, na Saxónia, tendo detido três pessoas que tinham ligações ao jovem sírio, para interrogatório.

A polícia confirmou então que tinham sido encontrados explosivos num apartamento e que foi evitada uma explosão iminente.