Washington pondera lançar ataques aéreos em Tikrit, Iraque, possivelmente dentro de dias, de modo a ajudar as forças iraquianas e xiitas que tentam reconquistar a cidade iraquiana ao Estado Islâmico, de acordo com fontes oficiais norte-americanas.

A intenção foi comunicada na terça-feira quando um dirigente afirmou que os Estados Unidos já estavam a disponibilizar apoio às forças iraquianas em operações de reconhecimento, a primeira confirmação do envolvimento norte-americano na operação, indica a AFP.

Tal assistência pode ajudar as forças iraquianas a avançar com a sua maior operação contra o Estado Islâmico até agora, que começou por ser bem-sucedida mas acabou por estagnar, com a cidade cercada mas ainda não tomada.

A coligação liderada pelos Estados Unidos realizou ataques aéreos contra o Estado Islâmico e ofereceu treino e equipamentos às forças iraquianas, mas não tinha anunciado anteriormente uma assistência direta à operação de Tikrit, na qual o Irão tem tido um papel fundamental.

Ataques aéreos perto de Tikrit «estão a ser discutidos ao mais alto nível» e podem estar a dias ou semanas de distância, disse uma fonte oficial norte-americana que não quis ser identificada.