Milhares de pessoas festejaram esta noite a passagem de ano em Londres, onde teve lugar um espetáculo de fogo-de-artifício multissensorial com flocos de neve comestíveis, informou a agência AFP.

O espetáculo iniciou-se após as 12 badaladas do Big Ben e com o lançamento do tradicional fogo-de-artifício a partir do «London Eye», a roda gigante que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, junto à qual se encontravam cerca de 50 mil pessoas que foram surpreendidas por flocos de neve com sabor a pêssego e morango.

Especialistas em alimentos criaram substâncias comestíveis para serem lançadas com os fogos, numa iniciativa do município de Londres.

A passagem de ano foi festejada esta quarta-feira por milhões de pessoas que saíram às ruas nos quatro cantos do mundo para celebrar a entrada em 2014.

Sydney foi a primeira capital do mundo a entrar no novo ano com o tradicional fogo-de-artifício, durante o qual sete toneladas de explosivos iluminaram o céu da cidade, tendo alguns sido lançados a partir da ópera da cidade pela primeira vez em mais de dez anos.

O Dubai festejou a chegada de 2014 com um gigantesco espetáculo pirotécnico que a cidade-Estado reclama ter sido o maior do mundo, enquanto na Arábia Saudita a polícia religiosa proibiu qualquer celebração no reino ultraconservador que segue o calendário islâmico (Hégira).