[Notícia atualizada às 19h00]

Nelson Mandela está em estado vegetativo desde dia 26 de junho, noticia a agência France-Press. No entanto, informações contraditórias têm surgido: o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, já veio desmentir a informação.

A família do antigo líder do movimento anti-apartheid confirmou que Mandela se encontra a respirar com suporte artificial. A filha, Makaziwe Mandela, disse em tribunal, na quarta-feira, que o estado do pai é «perigoso» e que só as máquinas o mantêm vivo.

Um comunicado apresentado pela família de Mandela no tribunal de Mthatha, a que a France Press teve acesso, indica que os médicos «aconselharam a família de Mandela a desligar a máquina que o mantém artificialmente vivo».

Ainda esta tarde,a mulher de Mandela, Graça Machel, que raramente faz declarações públicas sobre o estado de saúde do seu marido, agradeceu as manifestações de carinho do povo e salientou que apesar da situação crítica, Mandela «raramente tem dores».

Mandela tem 94 anos e está internado há cerca de um mês num hospital de Pretória, para ser tratado a uma infeção pulmonar.