O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, felicitou hoje o luso-descendente Francisco Garcês por ter sido eleito presidente da Câmara Municipal de Guaicaipuro, Los Teques, a capital do estado de Miranda e diz que a missão foi «cumprida».

«De 21 municípios em Miranda, ganhámos 15 municípios, incluindo a capital, Los Teques (...). Felicitações a Francisco Garcês e aos novos presidentes de câmaras municipais», disse Nicolás Maduro.

O estado de Miranda é governado, desde 2008, pelo opositor e ex-candidato presidencial, Henrique Capriles. É também uma região onde reside um elevado número de cidadãos portugueses ou luso-descendentes.

Nicolás Maduro lembrou ainda que as forças políticas que apoiam a revolução bolivariana conquistaram 76% das câmaras municipais do país, instando o opositor e ex-candidato presidencial Henrique Capriles a demitir-se.

«Aí tens o teu plebiscito, caprichinho. Prepotente, fascista prepotente. Espero que aprendas a humildade e dês a cara ao país, que te demitas da direção política da Mesa de Unidade Democrática [coligação opositora] e dos teus cargos», afirmou.

Maduro falava para um grupo de simpatizantes, na Praça Bolívar de Caracas, onde sublinhou que «por cada três câmaras municipais que a revolução ganhou, a oposição ganhou uma».