Uma fotografia de um urso polar prestes a sair da água, com o pôr do sol em pano de fundo, é a grande vencedora do concurso «Proof» da revista National Geographic.

O autor, e vencedor, é Paul Souders, de Seattle, estado de Washington, EUA, que, com o primeiro lugar na categoria da «Natureza», vai receber 10 mil dólares (cerca de 7300 euros) e o direito a participar no seminário anual de fotografia da conceituada revista em janeiro próximo.

«A qualidade das entradas no concurso de fotografia da National Geographic continua a impressionar-nos a cada ano que passa», disse Keith Jenkins, diretor da revista ao NationalGeographic.com. «Estamos muito felizes por ver uma comunidade de amantes da fotografia e partilhar as fotos uns dos outros por todo o mundo».

O concurso anual recebeu mais de sete mil imagens de 150 países. A dinamarquesa Cecile Baudier venceu a categoria de «Pessoas», com a imagem «Together, Alone», enquanto Adam Tan, da Malásia, venceu a categoria «Lugares» com a fotografia «Long Road to Daybreak».

Veja as restantes fotografias premiadas aqui.