Felipe VI e Letizia visitam Portugal a 7 de julho, naquela que será a segunda viagem internacional dos monarcas de Espanha, que primeiro vão ao Vaticano, no dia 30, de acordo com fontes oficiais citadas pela agência Efe, nesta sexta-feira.

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, já tinha convidado os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém «laços especiais de amizade».

As mesmas fontes precisaram que o facto de a primeira visita oficial dos monarcas ser ao Vaticano, onde serão recebidos pelo Papa Francisco, não tem nada a ver com tradições nem com a ausência de símbolos e cerimónias religiosas nos atos do dia da proclamação de Felipe VI.

Felipe e Letizia deslocaram-se à Santa Sé em março de 2013 para assistir à missa solene de início de pontificado do atual Papa, a quem o príncipe das Astúrias convidou a visitar Espanha.

Está também sobre a mesa a participação de Felipe VI na delegação espanhola que irá a Nova Iorque para participar na assembleia-geral das Nações Unidas, em setembro.