Uma brincadeira que envolve a imagem de Madeleine McCann, a criança inglesa que desapareceu na praia da Luz, no Algarve, a 3 de Maio de 2007, custou caro a sete guardas prisionais no Reino Unido. Um agente da prisão de Wandsworth, no sul de Londres, foi demitido e outros quatro advertidos depois de publicarem fotografias no Facebook em que vestiam t-shirts com a frase «Nós temos Madeleine McCann».

De acordo com o jornal Metro, as fotos estiveram dois meses no Facebook, mas só na segunda-feira os responsáveis da prisão tiveram conhecimento e iniciaram um processo disciplinar. A brincadeira com as t-shirts terá ocorrido numa noite de farra entre colegas de trabalho.

Um porta-voz do Ministério da Justiça afirmou na terça-feira que «uma ação disciplinar apropriada foi tomada, depois de um incidente que envolveu vários guardas prisionais, fora do horário de serviço e fora da prisão».

Um porta-voz da prisão de Wandsworth referiu ao Metro que uma investigação está em curso para tomar as medidas disciplinares adequadas, o que pode levar à punição de mais funcionários prisionais. Os serviços prisionais não adiantam mais detalhes até que o processo disciplinar esteja concluído.

A imprensa britânica avança que além do guarda despedido e dos quatro que foram suspensos, os restantes dois aguardam decisão do Ministério da Justiça.