O mais famoso presidente de uma câmara no mundo continua a ser notícia. Rob Ford, presidente da câmara de Toronto, no Canadá, volta a ser notícia depois de anunciar na quinta-feira que vai fazer uma desintoxicação daquele que disse ser o seu «problema com o álcool», de acordo com a «Global News».

O autarca afasta-se assim do executivo de uma das maiores cidades canadianas e de uma série de polémicas, confirmadas em vídeo e fotografias, mas que ele nunca reconheceu publicamente.



A última dessas polémicas foi revelada pelo jornal «The Globe and Mail». Um vídeo gravado no passado fim de semana na casa da irmã do presidente da Câmara de Toronto, Kathy, que, por sua vez, também reconheceu a sua dependência de drogas. O vídeo terá sido gravado por um alegado traficante de droga.

Num comunicado, na quarta-feira, Ford reagiu publicamente na quarta-feira, ao novo vídeo: «Este é um dos momentos mais difíceis da minha vida».

E acrescentou: «Decidi fazer uma pausa e deixar a campanha e os meus deveres de Mayor para procurar ajuda imediamente».

Rob Ford abandonou Toronto num avião privado em direção a Chicago, nos Estados Unidos, onde a família tem negócios de sucesso, mas sem mais detalhes sobre a viagem.

O «Toronto Sun» adiantou que o Rob Ford estará ausente pelo menos um mês, mas o seu advogado confirma que ele se mantém na corrida à reeleição e que o seu nome não vai ser retirado dos boletins de votos das eleições que terão lugar a 27 de Outubro.