Uma entidade oficial do estado mexicano do Iucatão criou uma plataforma na Internet para que qualquer pessoa possa aprender a língua maia em apenas um ano, escreve a Lusa.

Aprender maia «é fácil e enriquecedor pela sua beleza fonética e pela profundidade do pensamento ancestral» daquela civilização e falar maia é «recitar sabedoria», lê-se na página digital do Instituto para o Desenvolvimento da Cultura Maia, do estado de Iucatão.

O curso para aprendizagem da língua está dividido em 15 temas-base (a família, as partes do corpo, os pontos cardeais, etc) e cada um está subdividido em sete áreas: vocabulário, frases, gramática, situações, conversação, leitura e material extra.

Duas horas por semana bastam

Segundo Gener Chanmay, chefe do departamento da língua e cultura maias do Instituto, uma pessoa que dedique duas horas semanais à aprendizagem do maia pode concluir o curso em um ano, dado que esta versão é apenas para principiantes.

No portal - alojado em http://www.indemaya.gob.mx - estão também disponíveis canções e vídeos educativos e os alunos podem realizar exames que serão avaliados por um conjunto de dez professores.

De acordo com o Instituto, uma centena de pessoas revelou já interesse em frequentar o curso, que poderá atingir os mil alunos até final do ano.

O Instituto para o Desenvolvimento da Cultura Maia também lecciona cursos de maia na sua sede, no Estado de Iucatão, que são frequentados por cerca de 150 estudantes ao ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Geografia, no Iucatão há 1,2 milhões de falantes de maia, que representam 59,5 por cento da população daquele estado mexicano.