Uma estudante universitária inglesa angariou dinheiro para um sem-abrigo, que lhe ofereceu as últimas três libras (quase quatro euros) que tinha, para  poder ir para casa em segurança. Dominique Harrison-Bentzen, a estudante, perdeu o cartão de multibanco e ao dar conta que estava sozinha numa rua de Preston, uma cidade a mais de 330 km de Londres, foi abordada por um sem-abrigo que lhe ofereceu ajuda. Um gesto que acabou por dar origem a uma onda de solidariedade. 
 
Apesar de ter recusado a oferta, Dominique decidiu ajudar o homem, identificado como Robbie, por ter ficado comovida com o seu ato de bondade. Assim, a jovem decidiu passar 24 horas com o sem-abrigo para conseguir angariar dinheiro. Com o movimento « Help Robbie» a estudante conseguiu juntar 21 000 libras (cerca de 26 400 euros) para o homem.
 
 
«De repente apercebi-me que não tinha dinheiro e um sem-abrigo aproximou-se e deu-me três libras. Ele insistiu para eu aceitar para poder pagar o táxi e ter a certeza que eu chegava a casa em segurança», explicou a estudante da Universidade Central de Lancashir, ao relatar o acontecimento da noite de 4 de dezembro, ao The Telegraph.
 
Dominique recusou o dinheiro, mas ficou tão emocionada pelo gesto de bondade do homem que assumiu a missão de o ajudar.
 

«Fiz uma publicação no Facebook a dizer que estava a tentar encontrar o homem e acabei por descobrir que não tinha sido a única pessoa que ele tinha ajudado», contou a universitária, que passou 24 horas com Robbie para angariar dinheiro para o ajudar a recuperar a vida que tinha.

 
Ao que parece, Robbie terá ajudado várias pessoas no centro da cidade de Preston, devolvendo carteiras e oferecendo o cachecol para as pessoas se manterem quentes.
 
O homem é sem-abrigo há sete meses e não consegue arranjar emprego porque não tem morada. A jovem demorou quatro noites, dando voltas à cidade de carro com a mãe, a encontrá-lo. Quando estava a perder a esperança, encontrou-o e agradeceu-lhe o gesto de bondade.
 

«Não posso simplesmente dar-lhe dinheiro, tenho de conseguir chegar aos canais certos por isso vou passar 24 horas como uma sem-abrigo para compreender as dificuldades que essas pessoas têm de enfrentar todos os dias. Se as pessoas me derem três libras, tal como o Robbie me tentou dar, espero conseguir angariar dinheiro suficiente para ele conseguir um depósito para uma casa, para que possa estar seguro e quente», explicou Dominique, antes do evento, ao The Independent.

 
Dominique ficou espantada com a adesão que a campanha teve. «Toda a gente tem apoiado e adorava conseguir ter o máximo de pessoas comigo na terça-feira para mostrar ao Robbie o nosso apoio, seja durante as 24 horas ou apenas uma», afirmou a estudante.  
«Espero que a minha campanha ajude as pessoas a pensarem um bocado mais nas pessoas à sua volta, o Natal é uma boa altura para pensar noutras pessoas. Se conseguirem ver o que eu estou a fazer, talvez tirem tempo para parar e falar com um sem-abrigo, ouvir a sua história», acrescentou Dominique.

Esta quarta-feira, a jovem publicou na página do facebook que as 24 horas tinham terminado e que tinha conseguido angariar 21 mil libras (cerca de de 26 mil euros), agradecendo a todas as pessoas que ajudaram.