Um avião militar indonésio despenhou-se, nesta quarta-feira, sobre uma casa na ilha de Java, causando a morte aos dois ocupantes do aparelho e deixando em estado grave uma mulher, que se encontrava na habitação.

De acordo com a agência Associated Press, que cita porta-voz da base aérea de Abdul Rahman Saleh, que fica numa zona montanhosa de Java, o avião, um Embraer Super Tucano, encontrava-se em voo de treino e despenhou-se no regresso à base.

Segundo a mesma fonte, os dois pilotos tiveram morte imediata e a mulher que habitava na casa atingida foi levada para o hospital em estado crítico.

Uma testemunha do acidente disse à local MetroTV que o avião estaria em queda vertical, fora de controlo e a deitar fumo quando embateu na residência.

Num outro acidente, na Birmânia, morreram quatro pessoas e uma outra ficou ferida quando o avião militar em que seguiam caiu perto do aeroporto internacional de Naipydow, a capital do país, segundo fontes oficiais citadas pelos meios de comunicação social locais.

O aparelho, do fabricante Beech Aircraft Corporation, despenhou-se num campo agrícola por razões ainda desconhecidas, pouco depois de ter descolado, disseram as mesmas fontes.