No meio da tragédia ainda há "histórias felizes" nos incêndios que estão assolar a Grécia desde a tarde de segunda-feira.

As águas da praia de Mati, aldeia turística a cerca de 30 quilómetros de Atenas, foram para centenas de pessoas a única salvação. Muitos ainda conseguiram sobreviver, mas outros acabaram por perder ali a vida.

Uma cadela, Luke, fugiu entre as pessoas que tentavam escapar das chamas. Entrou na água, nadou e refugiou-se numa pequena rocha, enquanto a tragédia à sua volta continuava arrasar casas, a queimar florestas e a destruir carros.

A história agora revelada dá conta que a cadela até tinha sido adotada havia pouco tempo e acabou por se perder durante os incêndios.

Fugiu das chamas e viu na água, e depois naquela pequena rocha, a sua salvação. E ali ficou.

Mais tarde, a sua dona, que também conseguiu escapar à fúria dos incêndios, procurou-a até saber que Luke ali se tinha abrigado e estava sã e salva.

De acordo com os meios de comunicação gregos, dona e cadela já embarcaram no porto de Rafina com viagem para a cidade de Atenas. 

Entretanto, as informações sobre o resgate e a fotografia de Luke, molhada e aguardando na pequena rocha, foram divulgadas pela organização grega de proteção dos animais, StreetDogs In Volos-Greece, e têm corrido as redes sociais.