Cerca de mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas, este domingo, em várias localidades da zona da Costa Blanca, província de Alicante, em Espanha, devido aos incêndios que afetam a região.

Segundo o jornal ABC, o fogo começou na zona de Benitatxell e estendeu-se ao município de Xàbia e ao parque natural de la Granadella. As autoridades desconfiam de que o incêndio foi provocado intencionalmente e um grupo de jovens de 15 anos já terá sido detido, avança o Daily Mail.

O jornal britânico, que cita a polícia local, escreve que foram evacuadas habitações em Benitatxell, Tossalet e Cansalades.

O incêndio de Benitatxell chegou a ser dado como dominado, tendo alguns meios de combate sido retirados do local, no entanto, novas chamas começaram noutros locais próximos – e de difícil acesso – o que reforça a ideia de e ter tratado de um incêndio provocado intencionalmente.

Pelo menos 300 pessoas passaram a noite em albergues, disponibilizados pelas autoridades locais.

Os trabalhos para extinguir este fogo continuaram durante a noite e desde a manhã desta segunda-feira que 20 meios aéreos estão no local para ajudar os cerca de 370 bombeiros que combatem as chamas.