Peritos alemães de explosivos conseguiram inativar uma bomba da II Guerra Mundial, encontrada há dias junto a um prédio do bairro de Westend, em Frankfurt, numa operação que obrigou à retirada de casa de umas 60 mil pessoas.

Tratou-se da maior operação de evacuação ocorrida na Alemanha desde o fim da II Guerra Mundial, que obrigou à mobilização de milhares de agentes de segurança, de forma a isolar a zona em redor da bomba, impedindo a permanência de pessoas nesse local.

A bomba britânica, lançada entre 1939 e 1945 fora encontrada perto de um prédio do bairro de Westend, habitado por famílias das classe alta e média-alta da cidade de Franakfurt, considerada a capital económica da Alemanha.

Mais de duas mil toneladas de engenhos explosivos da II Guerra Mundial são encotrados todos os anos na Alemanha.

Estima-se que, durante o maior conflito que o mundo viveu, só de aviões britânicos e norte-americanos foram lançadas 1,5 milhões de toneladas de bombas na Alemanha, causando a morte de 600 mil pessoas.

Peritos oficiais estimam que 15% das bombas lançadas não terã explodido e mujitas estarão ainda enterradas em solo alemão.