A fotografia que retratou o momento em que um casal de idosos se teve de separar, depois de terem passado todos os dias juntos durante 62 anos de casamento, está a comover a internet e a correr mundo com milhares de partilhas.

Wolf e Anita Gottschalk são um casal de idosos de Surrey, no Canadá, cujas vidas tiveram de seguir rumos diferentes após 62 anos juntos.

Desde janeiro que o homem vive no Yale Road Centre, uma clínica onde recebe os cuidados necessários para a insuficiência cardíaca de que sofre. Já a mulher está num lar de idosos a 40 minutos da clínica do marido.

Nos últimos oito meses em que têm vivido separados, houve sempre algum familiar, particularmente a neta, que, todos os dias, fez por eliminar a distância que os separa. Ainda assim, sempre que chega o momento da despedida, as lágrimas transbordam dos olhos do casal.

É um choque emocional para eles", contou Ashley Bartyik à CNN, a neta de 29 anos que normalmente junta os avós.

A fotografia que tem dado a volta às emoções dos utilizadores do Facebook foi tirada por Bartyik, que pretendia chamar a atenção da comunidade local e que, não só atingiu o seu objetivo, como o alargou ao plano internacional.

Queremos fazer justiça aos meus avós que, depois de 62 anos juntos, merecem passar os seus últimos momentos juntos, no mesmo edifício", pode ler-se na publicação de Bartyik.

Wolf Gottschalk, de 83 anos, que já sofria de demência, foi diagnosticado, na semana passada, com um linfoma.