Com o nome de «El Vergatario», o telemóvel mais barato do mundo será lançado em Maio, por ocasião do Dia da Mãe, pelo presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, durante uma promoção especial, avança o jornal 20 minutos.

Nascido de uma produção venezuelano-chinesa, este telemóvel é considerado o mais barato do mundo, sendo comercializado com um preço equivalente a 11,10 euros pela empresa estatal de telemóveis Movilnet.

O presidente venezuelano Hugo Chávez baptizou o telemóvel de «El Vergatario», informou a ex-ministra Jacqueline Faria. O nome do telemóvel corresponde a um adjectivo muito utilizado na Venezuela que se utiliza coloquialmente para ressaltar algo que é excelente.

O dispositivo, adiantou o governador, para quem «essa evolução só são possíveis na revolução» terá várias características como alarme, calculadora, jogos, calendário, leitor de rádio e máquina fotográfica e serviço de mensagens de texto.

«Aliança estratégica»

A China e a Venezuela expandiram no dia 18 de Fevereiro a sua «aliança estratégica» com a assinatura de vários acordos, entre eles os acordos energéticos e tecnológicos, duplicando para 12 mil milhões de dólares, de um fundo bilateral para projectos de desenvolvimento no país sul-americano.

Em Caracas, Chavéz e o vice-presidente chinês, Xi Jinping, destacaram ainda o dinamismo das relações bilaterais que se reflecte numa troca de mais de 10 mil milhões de dólares anualmente.