Um homem desapareceu na cordilheira dos Andes há quatro meses e foi encontrado vivo no domingo. Depois de um inverno abrigado nas montanhas, Raul Fernando Gomez Circunegui sobreviveu a comer passas de uvas e ratos.

Em maio, o homem de 58 anos começou a travessia a pé entre o Chile e Argentina pelos Andes. Após uma tempestade de neve, o uruguaio perdeu a orientação, refere a Sky News.

Agentes da província de San Juan, na Argentina, encontraram Raul, numa expedição para medir os níveis de neve, abrigado numa gruta a cerca de três mil metros acima do nível do mar.

Jose Luis Gioja, governador da província, disse ao jornal local «Diario de Cuyo» que «a verdade é que é um milagre». «Ainda não conseguimos acreditar».

Raul revelou que se alimentou de açúcar, passas de uvas e ratos que encontrava para poder sobreviver ao inverno dos Andes, tendo perdido cerca de 20 quilos.

O médico que o analisou disse ao «El Pais» que Raul é «um paciente com uma alta pressão arterial, um historial de fumador e sinais de subnutrição». Acrescentou ainda que «ele vai ficar bem e em poucos dias terá alta».