A primeira-dama dos EUA, sempre elegante e perfeitamente penteada, não fugiu à regra na terça-feira no "look" que escolheu para visitar as áreas devastadas pela tempestade tropical Harveyno Texas. Melania Trump foi fotografada a embarcar em Washington, no Air Force One, com sapatos de salto agulha combinados com calças, uma jaqueta militar e óculos aviador, num visual estilo "Top Gun". As imagens espalharam-se logo pela internet, com a mulher de Donald Trump a ser alvo de críticas e de ironia nas redes sociais.

 

A verdade é que quando o avião aterrou no Austin International Airport, no Texas, a primeira-dama já tinha uns ténis calçados e usava um boné com a gravação FLOTUS (acrónimo para “First Lady Of The United States”, referência oficial à primeira dama norte-americana), que também não passou despercebido, mas ninguém deixou esquecer os “stilettos”.

A ajuda está a caminho, Texas! Não se preocupem, Melania está com os seus especiais 'stilettos para tempestade'", brincou no Twitter o humorista e produtor de televisão Brad Wollack.

 

Quem também não resistiu a fazer uma piada em jeito de crítica foi a comediante Jessica Kirson, que até deu uma sugestão. "Ideia brilhante @FLOTUS. Podes apanhar destroços com os teus saltos agulha”.

Um outro utilizador do Twitter, Zach Braff, já a pensar nos festejos do Dia das Bruxas, escreveu: “Melania a dirigir-se para uma zona de catástrofe em estiletes é a minha fantasia de Halloween”.

Quem não ficou satisfeito com as reações na imprensa e nas redes sociais foi o gabinete oficial da primeira-dama. Em declarações à Fox News, a assessora de comunicação de Melania Trumo reagiu prontamente ao que considera ser uma “obsessão” com a roupa e os sapatos de Melania e classificou como “triste” a atenção desmedida.

“É lamentável que enquanto decorre uma tragédia no Texas as pessoas estejam preocupadas com os sapatos [de Melania]”, comentou Stephanie Grisham, numa declaração que foi reproduzida no Twitter pela repórter da CNN Kate Bennett.

 

A "multidão" de Trump

Mas se Melania Trump causou alvoroço na visita ao Texas pela indumentária pouco adequada, o marido, Donald Trump, não lhe ficou atrás: não pelo que vestiu, que era mais apropriado e de acordo com o que os políticos costumam vestir nesse tipo de visita, mas pela atitude e pelo discurso.

Mesmo num cenário de catástrofe como o que encontrou no Texas, o grau de adulação pessoal mostrou ser importante para o presidente dos EUA.

Que multidão, que participação!", disse Donald Trump, nas palavras que dirigiu à assistência que se encontrava do lado de fora do quartel de bombeiros em Annaville, Corpus Christi, onde procurou levantar a moral dos texanos e desfraldou a bandeira do estado.

O chefe de Estado norte-americano saudou as pessoas em estilo de campanha enquanto visitava áreas afetadas pela tempestade Harvey e elas, na maioria, responderam com entusiasmo e aplausos, mas também houve uma certa dose de zombaria.