As autoridades do condado de Brazoria, a sul da cidade de Houston, divulgaram um alerta para que as pessoas abandonem imediatamente as imediações de um dique na zona dos Columbia Lakes, que está danificado, com brechas.

O apelo deve-se às inundações causadas pelo furacão Harvey, com dias de chuva intensa a encherem barragens e diques, sobretudo na zona leste do estado do Texas, próxima do oceano Atlântico

Além do alerta lançado através de vários canais, caso da rede Twitter, as autoridades do condado pedem ainda às populações para restringirem o uso do telemóvel a situações verdadeiramente de urgência, de forma a não saturar a rede de comunicações.

De acordo com a agência Reuters, o dique situa-se no rio Brazos. Matt Sebesta, o administrador da região de Brazoria, afirmou ser necessário que as pessoas residentes nas zonas baixas deixem as suas casas.

Têm de sair. Têm de ir para as zonas altas de Angleton", afirmou na tarde de terça-feira, numa entrevista televisiva.

Reservatórios a transbordar

Reservatórios cheios, barragens a transbordar, obrigaram as autoridades do Texas a fazer descargas, alagando ainda mais as zonas já de inundadas.

Duas barragens no condado de Harris, onde se situa a cidade de Houston, tiveram de ser abertas para aliviar a pressão da água.

As autoridades alertaram as populações e estão a dar especial atenção a seis bairros em redor dos reservatórios, pedindo às pessoas que os abandonem.