Pelo menos quatro pessoas morreram no sábado e cerca de 600 voos foram cancelados devido à passagem do tufão «Halong» no Japão, que causou ventos e chuvas fortes, informou a agência meteorológica nipónica, ao manter as previsões para hoje.

Os cancelamentos dos voos afetaram mais de 20.000 passageiros, numa altura em que aumentam as deslocações internas no Japão por ocasião das celebrações do festival tradicional «O-bon», que honra os mortos.

Inundações e deslizamentos de terra causados pelo tufão provocaram pelo menos quatro mortos, incluindo um homem de 78 anos na região de Iwate, no noroeste, depois de ser arrastado pela água que transbordou de um canal de irrigação.

Sismo de 6,0 registado na costa norte

Um sismo de magnitude 6,0 foi hoje registado ao largo da costa norte do Japão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, sem que as autoridades nipónicas tenham emitido alerta de tsunami ou reportados danos.

O tremor de terra foi registado às 12:43 (04:43 em Lisboa) no Oceano Pacífico ao largo da província de Aomori e à profundidade de 37 quilómetros, informou o instituto norte-americano (UGSS na sigla em inglês).

Aomori fica a cerca de 600 quilómetros a nordeste de Tóquio.