O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, decidiu alugar a casa de férias que possuiu na ilha grega de Aegina, por um preço semanal de cinco mil euros.

De acordo com o jornal britânico «Daily Mail», Varoufakis terá considerado que seria errado manter a luxuosa casa à sua disposição, numa altura em que a Grécia enfrenta elevadas medidas de austeridade. O ministro terá considerado que a casa não «condiz» com o cargo político que agora desempenha.

Durante anos, Yanis Varoufakis e a mulher, a artista plástica Danae Stratou, passaram férias na luxuosa casa de férias na companhia de amigos.
 

No início do mês, o ministro foi acusado de ser um «socialista de champagne» depois de ter realizado uma sessão fotográfica para a revista francesa «Paris Match» na casa em que mora em Atenas, e em que surgia a tocar piano e a comer no terraço da casa, que é ao pé da Acrópole. Yanis Varoufakis surgia também a dizer que «despreza o sistema do estrelato».
 

Nas redes sociais, houve muitas críticas ao estilo de vida do titular da pasta das Finanças, sobretudo por considerarem que não era apropriado mostrá-lo numa altura em que a Grécia luta contra uma crise humanitária.