Os bancos gregos abriram esta quarta-feira, especificamente para pagar pelo menos parte das pensões aos gregos. Cada pensionista grego que não tenha cartão multibanco podia levantar no máximo 120 euros nas agências bancárias.
 
As filas deram origem a muito desespero e a imagens impressionantes. À porta de algumas das agências bancárias distribuiu-se água, para evitar desidratações. As longas horas de espera proporcionaram imagens de desespero, com idosos a serem esmagados. 

As filas desta quarta-feira às portas dos bancos repetem o cenário da última segunda-feira, que retratou uma corrida aos terminais multibanco, apesar das garantias das autoridades políticas e financeiras de que depósitos e salários estavam salvaguardados.

Clique na imagem para ver as filas no primeiro dia de encerramento dos bancos
 
Nos postos de abastecimento de combustível, os motoristas também fizeram filas. A venda de combustíveis aumentou 20% em relação à semana passada, segundo associação grega do setor. As autoridades garantem, porém, que há combustível suficiente.
 
“Há combustível suficiente. A vida dos turistas nos centros urbanos, na periferia ou nas ilhas não será afetada”, afirmou o Ministério da Economia e Turismo, temendo que a crise afete a indústria turística.