A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou esta segunda-feira Alexis Tsipras pela vitória nas legislativas de domingo na Grécia e prometeu cooperar estreitamente com o Governo grego quanto às crises da dívida e dos refugiados, disse o seu porta-voz.

“Naturalmente que o Governo vai trabalhar estreitamente e num espírito de parceria com o novo governo grego”, disse Steffen Seibert à imprensa.

“Esta oferta aplica-se tanto a ultrapassarmos em conjunto a crise da dívida como aos desafios colocados pela situação dos refugiados, que exige respostas comuns”, acrescentou.

Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.