Pelo preço de alguns apartamentos minúsculos em Nova Iorque ou São Paulo já pode ter a sua própria ilha no Mediterrâneo, Egeu ou mar Jónico. Mais de uma dezena de ilhas gregas estão à venda, e para quem tiver uns milhões de euros de sobre, o sonho de viver num destino paradisíaco pode estar bem próximo da realidade.

Os preços vão dos três aos 50 milhões de euros. Para a maioria das pessoas até o valor mais baixo é uma quantia impressionante, porém se colocada em perspetiva não é tão elevada assim – algumas ilhas custam menos de 5% do que o Real Madrid pagou por Ronaldo ao Manchester United em 2009.

Com o aumento dos impostos sobre as propriedades devido à crise, muitos proprietários privados, ricos em património, mas com uma liquidez mais modesta, estão a ver-se obrigados a desfazer-se destes autênticos paraísos, que estão agora ao alcance de qualquer milionário.´

Sites como o "Private Islands Online" mostram-lhe algumas das que estão à venda e até apresenta preços concretos para nove, incluindo a ilha de Gaia e a de S. Tomás.
 
Por exemplo, por pouco mais de 3,7 milhões de euros pode adquirir todos os 174.000 m 2 da ilha de Gaia, descrita no site como um “paraíso para milionários” no mar Jónico, ideal para praticar vários desportos aquáticos e onde pode construir até seis vivendas.

Se tiver mais 300 mil euros, ou quatro milhões no total, pode ficar com a ilha de Kythnos: 190.000 m 2 de terra em pleno mar Egeu, apenas a uma hora de barco de Atenas.

                      
                                         Ilha de Kythnos (Foto: Reprodução/ Private Islands Online)
 
Por mais 500 mil também não ficará mal servido: é o valor  pedido pela ilha de Stroggilo, com 218.000 m 2. No entanto, esta pode já estar fora do mercado, já que a imprensa internacional dá a ilha vendida ao ator Johnny Depp.
 
                      
                                  Por exatamente 6.5 milhões a Ilha de Kardiotissa, com 1.130 m²
                                            (Foto: Reprodução / Private Islands Online)


Para bolsos mais abonados, por exatamente 15 milhões de euros pode ficar com a ilha de São Tomás, já mencionada, que fica a 45 minutos de Atenas e a 20 de barco-táxi de Corinthia.
 
Por 40 milhões de euros pode ficar com a maior ilha privada do mundo: todos os 5.400.000 de m 2 da ilha de Dulichium. Fica no mar Jónico e além de praias e águas claras, a ilha tem 4.000 oliveiras.

De todas as ilhas com informações de preços, a mais cara é a ilha de Omfori. São 4.500.000 m 2 no mar Jónico, e está autorizada a construção em 20% da ilha.

Veja as restantes ilhas com "etiqueta" na galeria de fotos associada.