Pelo preço de alguns apartamentos minúsculos em Nova Iorque ou São Paulo já pode ter a sua própria ilha no Mediterrâneo, Egeu ou mar Jónico. Mais de uma dezena de ilhas gregas estão à venda, e para quem tiver uns milhões de euros de sobre, o sonho de viver num destino paradisíaco pode estar bem próximo da realidade.

Os preços vão dos três aos 50 milhões de euros. Para a maioria das pessoas até o valor mais baixo é uma quantia impressionante, porém se colocada em perspetiva não é tão elevada assim – algumas ilhas custam menos de 5% do que o Real Madrid pagou por Ronaldo ao Manchester United em 2009.

Com o aumento dos impostos sobre as propriedades devido à crise, muitos proprietários privados, ricos em património, mas com uma liquidez mais modesta, estão a ver-se obrigados a desfazer-se destes autênticos paraísos, que estão agora ao alcance de qualquer milionário.´

Sites como o "Private Islands Online" mostram-lhe algumas das que estão à venda e até apresenta preços concretos para nove, incluindo a ilha de Gaia e a de S. Tomás.

 

Por exemplo, por pouco mais de 3,7 milhões de euros pode adquirir todos os 174.000 m2 da ilha de Gaia, descrita no site como um “paraíso para milionários” no mar Jónico, ideal para praticar vários desportos aquáticos e onde pode construir até seis vivendas.

Se tiver mais 300 mil euros, ou quatro milhões no total, pode ficar com a ilha de Kythnos: 190.000 m2 de terra em pleno mar Egeu, apenas a uma hora de barco de Atenas.

                      

                                         Ilha de Kythnos (Foto: Reprodução/ Private Islands Online)

 

Por mais 500 mil também não ficará mal servido: é o valor  pedido pela ilha de Stroggilo, com 218.000 m2. No entanto, esta pode já estar fora do mercado, já que a imprensa internacional dá a ilha vendida ao ator Johnny Depp.

 

                      

                                  Por exatamente 6.5 milhões a Ilha de Kardiotissa, com 1.130 m²

                                            (Foto: Reprodução / Private Islands Online)

Para bolsos mais abonados, por exatamente 15 milhões de euros pode ficar com a ilha de São Tomás, já mencionada, que fica a 45 minutos de Atenas e a 20 de barco-táxi de Corinthia.

 

Por 40 milhões de euros pode ficar com a maior ilha privada do mundo: todos os 5.400.000 de m2 da ilha de Dulichium. Fica no mar Jónico e além de praias e águas claras, a ilha tem 4.000 oliveiras.

De todas as ilhas com informações de preços, a mais cara é a ilha de Omfori. São 4.500.000 m2 no mar Jónico, e está autorizada a construção em 20% da ilha.

Veja as restantes ilhas com "etiqueta" na galeria de fotos associada.