O primeiro-ministro grego atacou o homólogo turco no Twitter depois de um avião militar russo ter sido abatido pela Turquia junto à fronteira com a Síria. Alexis Tsipras usou a rede social para se mostrar frustrado com a administração turca durante o Conselho Europeu deste fim-de-semana.

De acordo com a BBC News, o chefe do Governo grego usou a conta de Twitter em inglês para tecer críticas à política de defesa da Turquia e ao empenho de Ancara na crise dos refugiados. Alexis Tsipras escreveu quatro tweets no domingo à noite, logo a seguir ao Conselho Europeu que juntou os 28 líderes da União Europeia e a Turquia para tentar chegar a um acordo que trave o fluxo de migrantes que chegam à Europa através do país.

Alexis Tsipras começou por escrever: “Para o primeiro-ministro Davutoğlu: Felizmente os nossos pilotos não são temperamentais como os vossos contra os russos #EuTurkey”.


Seguiram-se mais três tweets, em que o primeiro-ministro grego apela às autoridades turcas para se preocuparem menos em termos militares e mais com a crise dos refugiados.

“Estamos a pagar milhares de milhões de euros em armas. Vocês para violarem o nosso espaço aéreo, nós para vos intercetarmos #EUTurkey”, podia ler-se noutro tweet do primeiro-ministro grego.

 

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu, que esteve em Bruxelas, respondeu ao primeiro tweet de Tsipras dizendo que os comentários sobre pilotos “não pareciam em sincronia com o espírito do dia”.
 

Alexis Tsipras acabou por apagar, da conta de Twitter em inglês, todos os comentários feitos na noite de domingo.