pub

Ler a última notícia

Grécia: políticos acusados de «ladrões» e «traidores»

Defile nacional interrompido e presidente vaiado

Por: Redacção / FC  |  28- 10- 2011  18: 2

Confrontos na Grécia

Relacionados

Manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia frente ao Parlamento, em Atenas. Os incidentes começaram pouco depois das cerimónias do feriado nacional grego, o «dia não», ligado à II Guerra Mundial.

Vários manifestantes anti-austeridade chamaram «ladrões» e «traidores» aos políticos (nomeadamente ao presidente Karolos Papoulias), e tentaram furar a barreira policial. Os agentes tentaram afastar a multidão do Parlamento e fizeram várias detenções.

No tradicional desfile do feriado, estudantes viraram a cara à ministra da Educação em protesto contra as políticas do governo. As perturbações das cerimónias estenderam-se a várias outras cidades gregas.

O desfile militar anual em Salónica celebra o dia em que o primeiro-ministro Ioannis Metaxas rejeitou o ultimato do líder italiano Benito Mussolini para permitir a colocação de tropas italianas na Grécia, em 1940. Esta foi a primeira vez que o desfile foi cancelado.

«O povo grego trava hoje uma grande batalha, mas eles também lutaram uma batalha há muitos anos... Devemos unir-nos para superar a crise», disse o presidente Papoulias em Salónica, acrescentando que também ele lutou contra os alemães aos 15 anos: «Então, quem é traidor? Deviam ter vergonha. Há pessoas que querem impedir esta celebração. Lamento muito».

Estamos no Facebookmais aqui

Programação - Semana de 25 de Maio a 31 de Maio

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa