No rescaldo da queda do avião da Germanwings, que se despenhou esta terça-feira nos Alpes franceses causando a morte de 150 pessoas, as preocupações com a segurança aérea voltam a estar na ribalta.

Sendo a Europa uma das zonas mais seguras do mundo para viajar de avião, segundo a Agência Europeia de Segurança na Aviação, com uma taxa de acidentes fatais de 1.8 por milhão de voos comerciais, o Airbus A320 é o pior acidente de aviação no continente desde 2008, quando 153 pessoas morreram na queda de um avião da Spanair em Madrid.

Agora, o centro de investigação de acidentes de aviação alemão, JACDEC, divulga a lista das dez companhias aéreas mais seguras da Europa, baseando-se no número de incidentes nos últimos 30 anos em relação ao número de voos. 

Em primeiro lugar surge a holandesa KLM, em segundo a Luftansa, a companhia proprietária do Airbus A320 que se despenhou terça-feira, e em terceiro lugar a portuguesa TAP. A companhia low cost Ryan Air também está presente na lista das mais seguras da Europa, em décimo lugar.

 
1. KLM

2. Lufthansa

3. TAP Portugal

4. British Airways

5. Virgin Atlantic

6. Air Berlin

7. EasyJet

8. Thomson Airways

9. Swiss

10. Ryanair
 

O JACDEC avaliou ainda o nível de segurança das maiores sessenta companhias aéreas do mundo e colocou a holandesa KLM, a portuguesa TAP, a British Airways, a Virgin Atlantic e a Air Berlin no top 20.