O Irão admite chegar a acordo com a comunidade internacional relativamente ao programa nuclear, já esta semana, nas conversações de Genebra, na Suíça, escreve a agência Reuters.

Esta quinta-feira, após um encontro, ao pequeno-almoço, com Catherine Ashton, responsável pela política Externa da União Europeia, o MNE iraniano, Mohammad Javad Zarif afirmou aos jornalistas que «se todos derem os eu melhor, é possível». «Esperamos uma negociação séria», acrescentou.

Esta ideia já tinha sido defendida pelo mesmo, no passada terça-feira, numa entrevista ao canal de televisão «France 24».

Nas conversações em Genebra, que decorrem esta quinta e sexta-feira, vão estar presentes representantes iranianos e de outros seis países: Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha.

Desde que foi eleito como presidente iraniano, em Junho passado, o moderado Hassan Rohani, este é já o segundo encontro ao mais alto nível. Recorde-se que em Outubro o Irão também aceitou inspeções à suas instalações nucleares, que Teerão assegura terem fins pacíficos.