O Presidente francês, François Hollande, felicitou esta quarta-feira a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e reiterou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia decorram “o mais rapidamente possível”.

Hollande contactou a nova primeira-ministra para lhe “endereçar as suas felicitações” na sequência da nomeação para o número 10 de Downing Street, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu.

Os dois líderes, acrescenta o comunicado, “comprometeram-se a prosseguir ativamente no desenvolvimento de relações bilaterais de amizade que unem a França e o Reino Unido em todos os domínios”.

Esta quarta-feira, Theresa May aceitou o convite da Rainha Isabel II para formar governo e tornou-se assim a 13ª chefe do governo britânico no reinado da monarca.

À porta da residência ofical, no nº 10 de Downing Street, a nova primeira-ministra louvou o trabalho feito pelo seu antecessor, David Cameron, um "primeiro-ministro moderno", e salientou que tudo fará para preservar a unidade da Grã-Bretanha e que os mais fracos serão a sua prioridade.