O Papa Francisco está a considerar fazer uma paragem em Cuba, durante a visita que tem programada para os Estados Unidos em Setembro. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo Vaticano, que sublinha que nenhuma decisão foi contudo ainda tomada.

De acordo com a revista «Time», o porta-voz do Vaticano diz que o Papa Francisco está a considerar a ideia, mas as negociações com Cuba estão ainda num estágio muito inicial.

A concretizar-se, esta paragem do Papa em Cuba pode ser mais uma contribuição para a reaproximação entre os dois países, na qual Francisco terá já tido um papel importante.
 
A visita do Papa Francisco aos Estados Unidos está marcada para a última semana de setembro. Durante a estadia, está já marcado um encontro com o Presidente Barack Obama e também um discurso perante o Congresso, em Washington, assim como um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
 
Se se concretizar a paragem em Cuba, antes ou depois da visita aos Estados Unidos, Francisco tornar-se-á no terceiro papa a visitar o país de Fidel. O primeiro foi João Paulo II, em 1998, seguindo-se Bento XVI, em 2012.