O antigo Presidente francês Jacques Chirac, de 84 anos, foi hoje hospitalizado em Paris para "tratar uma infeção pulmonar", anunciou a família.

De regresso a Paris proveniente de Marrocos, onde estava com a mulher, Bernardette, o ex-chefe de Estado francês (de 1995 a 2007) foi internado no hospital de Pitié-Salpêtrière em Paris para tratar uma infeção pulmonar e "aí ficará hospitalizado nos próximos dias", explicou o marido da filha Claude Chirac, Frédéric Salat-Baroux.

Uma fonte próxima de Jacques Chirac precisou que estava consciente. De acordo com o Le Parisien, a infeção pulmonar do antigo chefe de Estado poderá evoluir para embolia pulmonar.

O primeiro-ministro francês reagiu à notícia com uma publicação na sua conta do Twitter, onde deseja rápidas melhoras ao ex-Presidente.

Esta não é a primeira vez que Jacques Chirac é internado. Em setembro de 2005, durante o seu segundo mandato, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) cuja lesão o obrigou a afastar-se da vida política. Três anos mais tarde, Chirac foi submetido a uma intervenção cirúrgica para que lhe fosse colocado um pacemaker. Em dezembro do ano passado, o ex-governante também foi hospitalizado, mas as razões não foram divulgadas pela família.