Um sismo de 6,4 graus na escala de Richter atingiu a cidade de Hualien, no território de Taiwan, a ilha Formosa, perto da China, causando estragos em edifícios, incluindo um hotel que está a ser evacuado. O governo local adiantou entretanto haver duas mortes e 144 feridos a registar.

O terramoto ocorreu perto da cidade de Hualien, na zona leste da ilha. A terra tremeu às 23:50 locais (15:50 em Lisboa) e o epicentro localizou-se a 18,3 quilómetros nordeste da cidade de Hualien, na zona leste do território insular, junto do oceano Pacífico, segundo informou o gabinete central de meteorologia de Taiwan.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, as autoridades de Taiwan informaram que o sismo provocou sérios danos em edifícios e infraestruturas na cidade de Hualien, na zona leste do território insular.

A presidente pediu ao gabinete e aos ministros para lançarem de imediato o estado de emergência e trabalhar o mais depressa possível para atenuar o desastre", refere um comunicado da líder do país, Tsai Ing-wen.

Equipas de emergência, segundo os relatos do local, continuam as operações de resgate de pessoas encurraladas no hotel que colapsou parcialmente.

O Hotel Tongshuai - também identificado como Hotel Marshal - colapsou parcialmente e as autoridades admitem que cerca de 30 pessoas estarão encurraladas. As operações de resgate decorrem.

Segundo as informações disponíveis, há pessoas a serem retiradas de um hotel, identificado como Hotel Marshall, que parcialmente colapsou, abatendo-se os dois primeiros andares.

Imagens colocadas em redes sociais como o Twitter mostram edifícios derrubados e equipas dos serviços de emergência em ação, tentando libertar pessoas presas nos detroços.

 

 

 

Sismos diários

A ilha da Formosa (Taiwan) localiza-se no Mar da China perto da junção de duas placas tectónicas e é frequentemente alvo de sismos.

Nos últimos três dias foram registados mais de 20 movimentos sísmicos diários e o sismólogo Lee Chyi-tyi, da Universidade Central de Taiwan, referiu, na segunda-feira, que a ilha entrou num ciclo sísmico de 100 anos.

No século XX, a ilha de Taiwan, que a China considera ser parte integrante do seu território, registou dois sismos de magnitude 8,0. Um ocorreu em 1910 ao largo da costa de Yilan, enquanto o outro foi registado em 1920 ao largo da costa de Hualien.

Alguns sismólogos em Taiwan afirmam que será provável o registo de sismos de magnitude 8,0 em torno da Fossa Ryukyu, uma fenda geológica que se encontra a entre 500 e 600 quilómetros de Hualien, dentro de 10 anos.