O Rei de Espanha, Filipe VI, garantiu esta quarta-feira «firmeza e dedicação» no desempenho do comando supremo das Forças Armadas, que classificou como «o fiel reflexo de uma Espanha moderna, eficaz e solidária».

Num dos primeiros atos oficiais depois da proclamação como Rei de Espanha, Filipe e a mulher, Letízia, presidiram esta quarta-feira no Patio de la Armeria, no Palácio Real, em Madrid, a uma cerimónia militar.

De acordo com a agência Efe, Juan Carlos impôs ao filho, o rei Felipe VI, a faixa de capitão geral dos três ramos militares de Espanha, cargo que o monarca assume com a chefia de Estado.

O rei agradeceu, em seu nome e no do pai, Juan Carlos, o «compromisso de servir Espanha que constitui a marca da identidade da grande família militar».

«Estou muito consciente das dificuldades que atravessais», devido à crise económica «que enfrentamos, aproveitais ao máximo os recursos disponíveis, para serdes mais eficazes nas operações», disse o monarca, que falava a representantes do Exército, Armada e Força Aérea e também da Guarda Civil.