A eurodeputada Ana Gomes (PS) integra a partir de quarta-feira uma missão do Parlamento Europeu (PE) a Kiev, após a qual se desloca ao Leste da Ucrânia para avaliar a situação do cessar-fogo.

De acordo com um comunicado do gabinete da deputada europeia, a missão oficial do PE à capital ucraniana, entre quarta e sexta-feira, junta deputados da Subcomissão de Segurança e Defesa e da Comissão dos Orçamentos que vão reunir-se com o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e com o primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, entre outros responsáveis.

A partir de sexta-feira, Ana Gomes e o seu colega alemão Michael Gahler estarão no Leste da Ucrânia, onde acompanharão no terreno a missão dos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e visitarão centros de acolhimento de deslocados.

O programa inclui ainda reuniões com responsáveis da União Europeia, da OSCE e representantes de organizações não-governamentais, com o objetivo de recolher informação sobre o cessar-fogo entre as forças ucranianas e rebeldes pró-russos.