Uma falha técnica no sistema que controla o tráfego aéreo pode atrasar quase 15 mil voos desta terça-feira, anunciou a Eurocontrol.

A organização europeia para a segurança da navegação aérea tinha previstos cerca de 30 mil voos, mas esta falha pode levar ao adiamento de metade.

"Hoje estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registar atrasos devido a uma avaria no sistema", indicou em comunicado a organização, que já tinha assinalado uma falha no sistema de gestão.

A Eurocontrol explica que está a tratar de resolver a falha no Sistema Avançado de Gestão Tática de Fluxos (ETFMS), mas informa que a prioridade número um é a segurança dos passageiros e por isso só retomará a normalidade quando tudo estiver resolvido.

A NAV - Navegação Aérea de Portugal já reagiu e em declarações à Lusa referiu que nos aeroportos portugueses, "à semelhança dos restantes" da rede europeia, "foram ativados os planos de contingência, o que implica restrição nas descolagens".

Questionada pela Lusa sobre o assunto, fonte oficial da NAV disse que "não existem quaisquer restrições ao tráfego em sobrevoo nas RIV [Região de Informação de Voo] de Lisboa e Santa Maria".