Seis pessoas morreram e sete ficaram gravemente feridas, na madrugada desta segunda-feira, na sequência do colapso de uma varanda de um apartamento no quarto andar de um prédio junto à Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estado da Califórnia, EUA.

As vítimas mortais eram todas estudantes irlandeses que estavam numa festa de aniversário. Quatro morreram no local, enquanto outras duas faleceram já no hospital.

A polícia já tinha sido chamada uma hora antes do acidente, após queixas de vizinhos relacionadas com o barulho, mas só se deslocaram ao local depois da ocorrência.

Segundo a Associated Press (AP), a varanda separou-se completamente do resto do edifício e acabou por cair sobre a que estava imediatamente abaixo. A polícia e os bombeiros ainda estão a tentar determinar o que pode ter provocado o desastre.

O porta-voz da polícia de Berkeley, Byron White, disse, à AP, que as primeiras pessoas no local descreveram o acidente como “muito perturbador”.

“As equipas de emergência [descreveram o cenário] como muito perturbador. É sempre terrível quando uma tragédia como esta acontece”, disse.

O presidente irlandês, Michael D. Higgins, já lamentou a morte dos seis jovens e enviou as suas condolências às famílias das vítimas.

“Ouvi com muita tristeza [a notícia] da terrível morte de [vários] jovens irlandeses, e do estado crítico em que se encontram outros, em Berkeley, na Califórnia. O meu coração está com os familiares e amigos de todos os envolvidos”.


O ministério dos Negócios Estrangeiros da Irlanda já informou que está a tentar contactar as famílias das vítimas.