O Presidente norte-americano, Barack Obama, teceu esta terça-feira duras críticas ao candidato presidencial republicano, afirmando que Donald Trump está “terrivelmente mal preparado” para assumir a liderança dos Estados Unidos. 

"Não se trata de uma situação em que acontece uma gafe episódica. É algo diário e semanal”, comentou, acrescentando que Trump é uma pessoa “incapaz” de atuar como presidente. 

Numa conferência de imprensa na Casa Branca, Obama questionou como é que os líderes republicanos continuam a apoiar o candidato do partido diante das declarações que o magnata tem feito.

Tem de haver um ponto em que dizem: 'Esta não é a pessoa que eu possa apoiar para ser presidente dos Estados Unidos, mesmo que seja um membro do meu partido'”, afirmou, referindo-se ao senador John McCain e ao presidente da Câmara, Paul Ryan.

As palavras duras de Obama surgem depois de o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos ter atacado os pais muçulmanos de um soldado norte-americano. 

Já esta terça-feira, num discurso que fez na Pensilvânia, o magnata afirmou que Hillary Clinton, a candidata democrata, "é o diabo".