O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, está convencido de que os Estados Unidos têm capacidade para “neutralizar” o grupo Estado Islâmico mais facilmente do que a Al-Qaeda. 

“Começámos a nossa luta contra a Al-Qaeda em 2001 e demorámos vários anos até que pudéssemos eliminar Osama bin Laden e os seus grandes líderes, neutralizando-os como força efetiva. Espero fazê-lo com o Estado Islâmico muito mais rapidamente do que o fizemos na altura. Acredito que temos capacidade para o fazer”


O responsável máximo da diplomacia norte-americana fez estas declarações aos jornalistas em Washington, depois de comparecer perante o Comité de Inteligência do Senado, onde defendeu a estratégia da Administração do Presidente Barack Obama na Síria.

Barack Obama telefonou nesta quinta-feira a François Hollande para conhecer os  últimos desenvolvimentos da investigação aos ataques de Paris e do contacto resultou o reforço do “compromisso inabalável” dos dois países na “destruição” do Estado Islâmico.