Pelo menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas num deslizamento de terras que atingiu casas numa localidade do nordeste de Seatle no sábado à noite. A lama deixou soterradas várias pessoas que ainda pediram ajuda, mas as equipas de salvamento foram capazes de as desenterrar.

Pelo menos seis casas ficaram destruídas e 16 afetadas na localidade de Oso, no estado de Washington, segundo fontes da polícia citadas pela AFP. «Um total de oito pessoas foram resgatadas e estão a receber tratamento nos hospitais da área, incluindo um bebé de seis meses», disse Shari Ireton, porta-voz de Snohomish County, no Twitter.

Segundo as autoridades, pelo menos 18 pessoas estão ainda incontatáveis, revelou o chefe dos bombeiros numa conferência de imprensa. O deslizamento de terra foi causado pela saturação de água subterrânea associada a fortes chuvas que ocorreram durante o mês passado, disseram autoridades.

As equipas de salvamento tentam ainda socorrer pessoas que possam estar debaixo dos destroços, mas os responsáveis no terreno lembram que é importante manter as equipas a salvo, uma vez que o terreno está transformado em «areias movediças». As autoridades admitem que deverão existir sobreviventes, mas assumem que é muito arriscado tentar o resgate.

No sábado, pouco depois do deslizamento de terras os primeiros bombeiros no local escavaram nos escombros enquanto as vítimas gritavam por socorro, mas a densidade da lama impediu-os de chegar aos sobreviventes. As autoridades estão no local a avaliar a possibilidade de intervir.