Um estudo finlandês mostrou que os níveis de químicos no sangue, ligados a várias doenças do coração, do fígado e a diabetes, aumentam com o peso. Por isso, mesmo quem tem um peso normal e saudável, não está livre dos riscos, pois basta ganhar uns quilos que já está a prejudicar a saúde.
 
«Todos os quilos contam», disse o investigador Peter Wurtz, da Universidade de Oulu na Finlândia, ao Daily Mail.
 
O cientista examinou as análises de sangue de mais de 12 500 homens e mulheres, estudando os níveis de gorduras, proteínas e compostos relacionados a problemas de saúde, e chegou à conclusão que quanto mais pesada uma pessoa é pior são as leituras.
 
Depois, o cientista analisou o que acontecia quando as pessoas ganhavam peso durante cinco ou seis anos, concluindo que mesmo ganhando poucos quilos os resultados das análises pioravam.
 
O efeito foi observado a partir do índice de massa corporal (IMC) nos 20. O IMC é uma medida internacional utilizada para calcular se uma pessoa tem o peso ideal ou se está abaixou ou acima do que deveria ter. Entre 18,5 e 25 considera-se que a pessoa tem um peso saudável.
 
O Dr. Wurtz afirmou, num artigo do jornal PLOS Medicine, que perder peso faz com que a pessoa melhore os seus resultados.
 
O professor Nick Finer, um cirurgião na Universidade de Londres College Hospitals, descreveu o estudo como «importante e rigoroso».