logotipo tvi24

Ser pai mais tarde dá origem a netos mais saudáveis

Estudo sugere que prolonga a vida e retarda o envelhecimento

Por: Redacção / CBA    |   2012-06-14 21:27

Um novo estudo sugere que os filhos e até mesmo os netos de pais com mais idade podem vir a ter mais benefícios no que respeita à saúde. Ou seja, ser pai mais tarde pode dar origem a filhos e mesmo a netos mais saudáveis.

«É um passo para o futuro», afirmou o investigador Dan T.A. Eisenberg, da Universidade de Northwestern (EUA).

Investigadores responsáveis pelo estudo aos telomeros (estruturas que formam as extremidades dos cromossomas, e cuja função é manter a estabilidade estrutural dos mesmos) acreditam que o estudo pode trazer benefícios no que toca ao aumento da esperança média de vida. Vão mais longe e acreditam mesmo que pode residir aqui o segredo para retardar processo de envelhecimento.

Assim, o estudo aponta para quanto mais velho for o pai, mais saudáveis os cromossomas tendem a ser. No entanto, e de acordo com a agência Associated Press, ainda não o conseguiram provar.

Não querem com isto dizer que seja obrigatório adiar a paternidade, isto porque ser pai com mais idade implica algumas mutações genéticas que poderão ser prejudicais.

O trabalho foi publicado na revista «Proceedings of National Academy of Sciences».

Partilhar
EM BAIXO: TVI24
TVI24

Obama defende uso de drones para combater terroristas
Presidente norte-americano voltou a prometer encerrar a prisão de Guantánamo
Histórias da Casa Branca: nos 90 anos de Eduardo Lourenço
Um dos maiores pensadores do último século português e europeu tem uma visão sobre a América que vale a pena conhecer
Soldado morto em Londres chamava-se Lee Rigby e deixa um filho
Serviu no Afeganistão, na Alemanha e em Chipre. Suspeitos do brutal ataque eram conhecidos pelas autoridades britânicas
EM MANCHETE
«Esta guerra é justa»
Barack Obama considera que o uso de drones para combater terroristas pode até ser uma forma de «auto-defesa». E diz que a prisão de Guantánamo «nunca devia ter sido aberta»
«Empresários não investem numa situação de recessão»
«Pós-troika será complicado sem sinal de crescimento»
PUB