As mulheres que bebem moderadamente cerveja podem ver os seus ossos ficarem mais fortes. A notícia é avançada pela BBC, que cita um estudo publicado na última edição da revista científica «Nutrition» e realizado por investigadores espanhóis.

A Universidade de Extremadura, em Espanha, utilizou como voluntárias para o seu estudo 1.700 mulheres. A principal conclusão foi que a densidade dos ossos era melhor nas mulheres que bebiam regularmente cerveja, por comparação com as que não bebiam.

No entanto, os cientistas acreditam que este efeito pode estar ligado às plantas usadas na fabricação da cerveja e alertam que álcool em excesso prejudica a saúde dos ossos. Na base do estudo está um problema que afecta muitas mulheres a partir de uma certa idade: a osteoporose.

O objectivo é encontrar suplementos que ajudem a reforçar a densidade dos ossos, após a meia-idade. Os investigadores espanhóis não recomendam que as mulheres comecem a beber cerveja, mas sugerem novos estudos, principalmente a um ingrediente específico presente nesta bebida: fitoestrógeno.