Uma estátua de bronze de 33 metros de altura de uma mulher nua, grávida, que fica na luxuosa propriedade Old Westbury, do magnata do imobiliário Aby Rosen, em Long Island, no Estado norte-americano de Nova Iorque, foi coberta com uma sarja preta depois de os vizinhos se queixarem que a obra lhes estragava a «paisagem bucólica».

A peça, intitulada «The Virgin Mother» («A Virgem Mãe»), foi concebida pelo artista britânico Damien Hirst e retrata uma mulher grávida cuja pele, no lado direito do corpo, foi arrancada, expondo o crânio, os músculos e o feto.

De acordo com o jornal «New York Daily News», o presidente da Câmara de Long Island explicou que os moradores estavam «em pé de guerra» com a estátua. Fred Carillo recebeu meia dúzia de cartas de reclamação e está a considerar impor uma restrição em relação à altura de estátuas para garantir que «A Virgem Mãe» seja retirada.

«Não se enquadra nas características do bairro», afirmou Carillo ao jornal. «Temos que tranquilizar os moradores, eles têm que preservar as suas paisagens bucólicas. A questão é: a estátua deve estar em Old Westbury? Deve estar num imóvel residencial?», questionou.

A casa de Aby Rosen, a A. Conger Goodyear House, pertence a uma propriedade com 5,5 hectares de terra. Foi construída para o primeiro presidente do Museu de Arte Moderna (MOMA) em 1938 e agora consta do Registo Nacional de Locais Históricos.

O ávido colecionador de arte comprou «A Virgem Mãe» em 2005. De acordo com a CBS, só os vizinhos e os convidados de Aby Rosen podem ver a estátua. Mas como a obra de arte está colocada num espaço protegido pode estar sujeita às regras da localidade. As regras de conservação destinam-se a proteger a topografia de uma área valorizada, de modo que a autarquia de Long Island pode impedir os proprietários de adicionar plantas e outras estruturas.

Antes de chegar a Long Island, «A Virgem Mãe» foi exibida na Lever House, no centro de Manhattan. A obra é uma das várias versões que Damien Hirst criou.

«Num edifício médico, acho que seria uma obra magnífica», afirma Fred Carillo.

Por enquanto, a estátua foi encoberta.