Um incêndio em Santa Paula, no estado norte-americano da Califórnia, obrigou à evacuação de mais de 400 casas, com as chamas a atingirem, em poucas horas, uma área de 10 quilómetros quadrados devido aos fortes ventos.

De acordo com os bombeiros do condado de Ventura, o fogo deflagrou na segunda-feira a leste de Santa Paula, cidade de 30 mil habitantes, localizada a uma centena de quilómetros a noroeste do centro de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.

As chamas já fizeram pelo menos um morto. Segundo a CNN, que cita as autoridades de Ventura, trata-se de um homem que teve um acidente de carro quando tentava fugir do fogo.

Fortes ventos têm levado as chamas a estender-se para oeste, em direção à cidade, ao longo da autoestrada 150, onde foi encerrada a circulação ao trânsito.

A escola Thomas Aquinas, com cerca de 350 estudantes, também teve de ser evacuada devido ao incêndio.

O Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos indicou que foram registados ventos de 69,2 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 96,5 quilómetros por hora naquela área, sendo de esperar que tal intensidade se mantenha durante a noite.