Os aspirantes a candidatos à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton e Donald Trump lideram, respetivamente, as eleições primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano realizadas até hoje.

A antiga secretária de Estado ganhou 13 de um total de 22 primárias democratas, enquanto o magnata saiu vitorioso em 14 das 23 disputas republicanas, nas respetivas corridas à nomeação para as presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para novembro.

A próxima grande jornada eleitoral tem lugar no dia 15 de março, dia em que se realizam primárias em grandes estados norte-americanos (Florida, Illinois, Ohio, Missouri e Carolina do Norte).

Bernie Sanders venceu primárias democratas no Michigan

Bernie Sanders ganhou, esta terça-feira, as eleições primárias do Partido Democrata dos EUA no estado do Michigan, segundo os principais meios de comunicação norte-americanos.

“Tem sido uma noite fantástica no Michigan”, disse o senador do Vermont, pouco antes de os primeiros resultados lhe conferirem uma vitória naquele estado sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ao contrário do que prognosticavam as sondagens.

Foi preciso esperar pelo escrutínio de 90% dos votos para que os meios de comunicação social norte-americanos dessem por definitiva a vantagem de dois pontos de Sanders sobre Clinton.

Trump vence primárias republicanas no Michigan

O magnata Donald Trump venceu, as eleições primárias do Partido Republicano dos EUA no estado do Michigan, segundo as projeções dos principais meios de comunicação norte-americanos.

Trump obteve a maioria dos 59 delegados em disputa naquele estado, onde as sondagens lhe davam uma larga vantagem em relação aos seus rivais.

Trump e Clinton vencem eleições primárias do Mississípi

O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton venceram as eleições primárias norte-americanas dos seus partidos no estado do Mississípi, segundo as projeções das cadeias televisivas, cimentando o estatuto de favoritos à nomeação à Casa Branca.

Trump obeteve a maioria dos 40 delegados no Mississípi (sul dos EUA) às convenções nacionais do Partido Republicano que escolherão o candidato nas eleições presidenciais deste ano.

O mesmo sucedeu com Clinton que, segundo as sondagens, venceu por uma margem ampla o seu rival, Bernie Sanders, no Mississipi.

Ted Cruz vence primárias republicanas no Idaho

Ted Cruz venceu, esta terça-feira, as primárias do Partido Republicano dos EUA no estado de Idaho, segundo as projeções dos principais meios de comunicação norte-americanos.

O senador pelo estado do Texas impôs-se sobre o magnata Donald Trump, que ficou em segundo lugar.

Ted Cruz conquistou a maioria dos 32 delegados em disputa naquele estado norte-americano, somando outra vitória no oeste dos Estados Unidos, zona geográfica que nas próximas semanas vai ser palco de grande parte da contenda eleitoral com vista à nomeação para a Casa Branca.