A Convenção Republicana está a terminar e para esta madrugada o discurso de Donald Trump é esperado como o momento alto da noite. O jornal norte-americano Politico divulgou, esta quinta-feira, parte do texto que irá ser lido pelo candidato à Casa Branca e, mais uma vez, Trump vai dar que falar.

No discurso, Donald Trump compromete-se a repor a segurança e a simplificar os impostos para todos os americanos.

Nas obras públicas, o candidato republicano irá reafirmar a sua vontade de responder às necessidades de infraestruturas, estradas, pontes e vias férreas do país. 

Controverso na sua posição no que respeita à imigração ilegal, segundo os trechos, escritos pela Reuters, Trump será implacável no combate ao “assassinos de empregos” e promete criar melhores condições de vida para o povo que tem sido “negligenciado, ignorado e abandonado”.

Donald Trump quer, como já é sabido, “suspender” a imigração de qualquer país “comprometido por terrorismo, tornando assim mais difícil a concretização do “sonho americano” pelos estrangeiros. O candidato republicano irá mesmo mais longe, classificando os imigrantes ilegais com cadastro como uma “ameaça gratuita para os cidadãos pacíficos”.

A globalização será outro dos temas a abordar pelo multimilionário. Donald Trump já referiu anteriormente ser contra a abertura da fronteira dos Estados Unidos e dirá que a “não globalização será credo” do país. O discurso refere ainda que se for presidente irá abandonar a “política fracassada” de construção da nação, sob o desígnio de total mudança de regime.

No que respeita à economia, o candidato republicado refere que só irá fazer acordos comerciais individuais com cada país, pondo assim em causa as relações económicas com a União Europeia, mas também com a América do Sul e a Ásia, onde refere existir um “roubo ultrajante da propriedade intelectual” por parte da China e manipulação da moeda.

O final da Convenção Republicana acontece esta madrugada a partir das 3:00, hora de Portugal continental. O discurso de Donald Trump e o futuro das eleições norte-americanas vai estar em debata esta sexta-feira numa emissão especial da TVI24, a partir das 21:00.