Vários países do Pacífico Sul ativaram o estado de alerta depois da categoria do ciclone tropical Pam, que se situa nas águas que separam Vanuatu das Fiji, ter sido elevada para 3, informaram os media locais.

Neville Koop, do serviço meteorológico das Fiji, afirmou que a intensidade do ciclone tropical Pam deverá continuar a aumentar até chegar à categoria 4 ao final do dia, indicou a cadeia televisiva ABC.

Quando o fenómeno natural estiver próximo da latitude de Port Vila, capital de Vanuatu, poderá «atingir a sua maior intensidade», ou seja, a categoria 5, segundo o meteorologista.

Neville Koop explicou que, apesar de a nação insular de Vanuatu estar no lado oposto à frente mais violenta do ciclone, espera-se que o seu impacto seja sentido na zona nas próximas 48 horas.

As previsões para Vanuatu são de chuvas torrenciais e fortes ventos, antecipando-se também a ocorrência de inundações nas áreas mais baixas.

As autoridades ordenaram aos barcos para não deixarem os portos e instaram os moradores das Fiji a não irem para o mar.

Koop também disse à ABC que as ilhas do Pacífico se preparam para o impacto do recém-formado ciclone Nathan, que estará na rota do nordeste da Austrália.