Passavam poucos minutos das 10 da manhã quando os visitantes do Bioparc de Valência, em Espanha, deram as boas vindas ao novo chimpazé do zoo. 

O bebé nasceu no recinto do Bioparc à vista de todos os visitantes, que puderam assistir ao primeiro encontro e aos primeiros momentos de carinho entre a mãe e o recém-nascido, ainda com o cordão umbilical e a placenta.

De acordo com o zoológico, o recém-nascido aparenta ter "bom aspeto e parece bem formado e desenvolvido"

O protocolo do Bioparc passa agora por garantir o bem-estar dos dois nestes primeiros dias e, por isso, a equipa técnica vai estar em "extrema vigilância e cuidado" e, assegurar, que os dois estão à temperatura certa e em tranquilidade.

Quanto aos restantes membros da família estão "calmos" e apresentam "muita curiosidade" com o novo membro.

A família de chimpazés é composta por Moreno, de 30 anos, pelas três irmãs do Bioparc Fuengirola de Málaga, Eva de 23 anos, Natalia de 15 anos e Noelia de 11 anos. E outros dois, Malin, de 28 anos e Py com 15 anos, que vieram do Boras Djurpark, da Suécia. 

O pai, Moreno, chegou em 2015 do Parco Natura Viva, da cidade de Bussolengo, na Itália.

Noelia, mãe da cria, nasceu em outubro de 2007 e era a mais nova da família e, embora ela tenha sido criada num ambiente "muito social" e ter mostrado sempre um comportamento apropriado, o zoológico admite ainda ter especial atenção neste processo que é novo para Noelia.