Um grupo de entusiastas do skate e um artista de rua de Madrid transformaram uma igreja abandonada numa pista e num parque temático dedicado ao skate. Vista do exterior a igreja de Santa Bárbara, em Llanera, nas Astúrias, no Norte de Espanha, é igual a qualquer outra, mas no interior é agora uma obra única de arte contemporânea, uma “capela sistina” de skaters, que espera atrair muitos turistas.

De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, um coletivo local de amantes do skate, que se autodenominou Church Brigade, resolveu tentar revitalizar a igreja através de meios de financiamento coletivos gerados na internet e também com o apoio de alguns patrocinadores.
 

A estrutura original foi preservada e a maior parte foi decorada com arte urbana assinada pelo artista Okuda San Miguel, especialista em figuras geométricas coloridas. Foi ele que cobriu as paredes da estrutura com murais geométricos e multicoloridos. Foi ele que cuidou também do teto do espaço, fazendo com que ficasse coberto pelas cores do arco-íris, iluminado pelas janelas durante o dia. O chão foi todo coberto por placas de madeira, que dão forma à pista, que é pública e que foi batizada Kaos Temple.
 

A igreja centenária estava praticamente em ruínas quando começou a ser recuperada. Projetada em 1912 pelo arquiteto espanhol Manuel del Busto, num estilo neorromânico, foi construída para a comunidade de operários de uma fábrica de munições das proximidades. Quando a fábrica fechou portas no final da guerra civil espanhola, a igreja praticamente deixou de ser utilizada. Estava abandonada há décadas quando o coletivo de skaters a descobriu.